ENEM 2024
Professores alagoanos dão dicas para o exame
Alagoas recebeu 88.803 inscrições; primeiras provas acontecem domingoChegou o final de semana do ano mais aguardado pelos vestibulandos de todo o Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado neste sábado, 3, e no próximo, 10 de novembro. O Enem é uma prova aplicada anualmente no Brasil para avaliar o desempenho dos estudantes ao final do ensino médio.
Criado em 1998, o exame se tornou uma das principais portas de entrada para o ensino superior no país, pois os resultados podem ser usados para ingressar em universidades públicas e privadas. Alagoas recebeu 88.803 inscrições, das quais as de participantes que já terminaram o ensino médio correspondem a 43,6% (38.798).
Neste ano, Alagoas registrou 37.205 estudantes concluintes do ensino médio na rede pública inscritos. Em todo o país, são 1.616.606 participantes que estão finalizando a etapa de ensino em 2024. Outras 14.517 inscrições em Alagoas são de estudantes do 1º ou 2º ano e 324 de pessoas que não cursam nem completaram o ensino médio, mas farão o Enem para testar seus conhecimentos (treineiros).
Dos participantes alagoanos, 70,1% (62.318) são isentos da taxa de inscrição e 29,8% (26.485) pagaram. As mulheres são maioria – equivalem a 59,72% (53.029) das inscrições, enquanto os homens representam 40,28% (35.774).
Alagoas é o segundo estado do Nordeste com menos quantidade de inscrições confirmadas no Enem 2024, segundo dados do Painel Enem, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Em primeiro lugar, está Sergipe, com 69.376. Entre os municípios alagoanos com a maior quantidade de inscritos está Maceió, com 39.687, seguido de Arapiraca, que registrou 14.427 inscrições, Palmeira dos Índios, com 4.542 inscritos, e União dos Palmares, com 4.502. Os três primeiros municípios com menos inscritos no Enem são Traipu, com 755 inscrições, Igaci, com 958, e Atalaia, que registrou um total de 1.059 inscrições.
DICAS
O EXTRA conversou com experientes professores alagoanos sobre dicas valiosas para quem quer aproveitar ao máximo estes próximos domingos.
‘’O aluno deve primeiramente buscar na espiritualidade, serenidade e paz interior. Na parte prática, buscar técnicas de relaxamento, como respiração profunda, meditação e yoga. Tentar participar de atividades prazerosas que proporcionem o aumento da dopamina, buscando sempre concentração e a certeza que os estudos durante o ano valeram a pena e a prova do Enem será apenas um espelho desses estudos. Revisar os principais conteúdos e participar de aulões onde serão revisados os principais conteúdos. Montar um cronograma, listando as disciplinas que tem mais dificuldade, e separar tempo para estudá-las. As que o aluno já tem certo conhecimento deverão ficar em segundo plano. O mais importante e o aconselhável é que ele não estude mais na véspera da prova, mas saia com pessoas que lhe deem prazer, busque paz e conforto. É recomendável que faça atividades físicas leves, como uma caminhada, se alimente de forma balanceada e peça ajuda espiritual para fazer uma excelente prova’’, destaca Walder Nunes, que é professor de Química.
“Para conter a ansiedade seria interessante que o aluno buscasse fazer atividades que tirassem um pouco o foco da prova. Ler algo que gosta, assistir séries e filmes, conversar com a família e amigos, até porque o aluno que se preparou bem não vai querer estudar nas vésperas. É só tentar relaxar e partir pra guerra. Se o aluno ainda precisa revisar alguns assuntos antes da prova, seria legal abdicar de algumas atividades que lhe roubem mais tempo para focar em estudar. Um bom planejamento é interessante na rotina de um estudante. Deixar de treinar, até dormir menos, se ainda lhe faltam revisar algumas questões, valem antes das provas. Mas o aluno que se preparou bem não tem mais necessidade de estudar tudo de novo nas vésperas’’, diz Buba, professor de Física.